quinta-feira, 21 de maio de 2009

FIOS E CABOS



Execução
* A bitola dos condutores e cabos, bem como o número de condutores instalados em cada eletroduto, deve obedecer as especificações de projeto.
* Executar a enfiação somente após estarem concluídos: revestimentos de paredes, tetos e pisos; impermeabilização ou telhamento da cobertura; colocação das portas, janelas e vedações (que impeçam a penetração de chuva); rede de eletrodutos e colocação das caixas de derivação, ligação ou passagem convenientemente limpas e secas internamente por meio de bucha embebida em verniz isolante.
* Não permitir a instalação de condutores e cabos isolados sem a proteção de eletrodutos ou invólucros, quer a instalação seja embutida, aparente ou enterrada no solo.
* A fim de facilitar a enfiação, usar talco como lubrificante.
* Não permitir emendas de condutores dentro dos eletrodutos; executá-las somente dentro das caixas de derivação, ligação ou passagem.
* O desencapamento dos fios para as emendas deve ser cuidadoso para não haver rompimento.
* Executar as emendas e derivações dos condutores de modo que assegurem resistência mecânica adequada e contato elétrico perfeito e permanente; o isolamento das emendas e derivações deve ter características no mínimo equivalentes às dos condutores utilizados.
* Fazer as emendas de cabos de bitola igual ou superior a 16mm².
* Não instalar nenhum cabo ou condutor nu dentro de qualquer tipo de eletroduto, incluindo-se o condutor de aterramento.
Lembre-se:
... a vida útil dos fios e cabos elétricos é de 20 anos !Este dado, porém, depende das condições de instalação e uso.
... fios e cabos elétricos desencapados e emendas mal feitas, desperdiçam energia elétrica !
... um disjuntor antigo ou hiperdimencionado, pode não desarmar quando ocorrer um curto-circuito e você terá um principio de incêndio em sua residência !
* Não passar os condutores por dentro de dutos destinados a instalações não-elétricas (dutos de ventilação, exaustão, etc.).



* As curvas realizadas nos condutores e cabos não devem danificar a sua isolação.
* Cabos utilizados em instalações subterrâneas não devem sofrer esforços de tração ou torção que prejudiquem sua capa isolante.
* Nos casos de instalação de condutores ligados em paralelo, bem como instalações, emendas e derivações realizadas dentro de caixas, quadros, etc., observar as prescrições da norma NBR-5410.
* Nas ligações dos condutores a chaves, disjuntores e bases fusíveis, utilizar terminais apropriados.
* As ligações dos condutores às enfiações das luminárias, principalmente as de lâmpadas fluorescentes, projetores da quadra de esportes e luminárias externas, devem ser feitas por meio de conectores com isolação plástica.


-EDER SAMPIAO ELETRICISTA

Nenhum comentário: