segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Comum em todas as favelas, o “gato”, nome dado as ligações elétricas clandestinas, põe em risco todos os moradores que moram sob um grande emaranhado de fios, como pode muito bem ser observado na imagem abaixo, fotografada em favela de São Paulo.



A AES Eletropaulo realiza a regularização de 450 ligações elétricas clandestina (“gatos”) no Acampamento Florim, em Cajamar-Centro.

De acordo com o oficial eletricista, Cláudio Aparecido Pereira de Oliveira, da equipe que executa os trabalhos, o objetivo é prevenir acidentes com eletricidade. “Ligações feitas de forma irregular oferecem, principalmente, riscos de incêndio e já ocorreram acidentes em algumas cidades”, explica.

Arnaldo Rosa de Jesus, que mora há 4 anos no Florim, aprova a iniciativa. “Eu usava uma parte da energia regularizada e outra clandestina. O relógio antigo ficava distante da minha casa. Agora a situação foi acertada pela Eletropaulo”, conta.

Segundo o diretor de Administração, Roberto Vanderlei dos Santos, o prefeito Messias fechou acordo para que a distribuidora fornecesse os postes, as caixa de medição com relógio, disjuntor e toda fiação gratuitamente às famílias. Por lei, a responsabilidade destes componentes é do morador. O custo estimado deste padrão é R$ 400,00 por ligação. “Outros núcleos habitacionais do município também serão beneficiados com o projeto de regularização de energia elétrica da Eletropaulo”, revela o diretor.

PERIGO NA CONSTRUÇÃO

Como trabalhar em obras perto da Rede Elétrica






Eletricidade facilita seu trabalho. Mas todo cuidado é pouco. É na construção civil, reformas de prédios e serviços de reparo que acontece a maioria dos acidentes com eletricidade. As principais causas são: falta de atenção, manuseio inadequado das ferramentas e desconhecimento dos perigos.

________________________________

Fios e cabos partidos

________________________________

Você sabia?

A maior parte da rede elétrica é desencapada ou não isolada. Alguns cabos e fios tem uma capa que não oferece nenhuma proteção às pessoas. Serve apenas para protegê-los do sol, da chuva e outras intempéries.

Na parte mais alta dos postes, ficam as linhas de alta tensão, por onde passam 13.000 volts ou mais. Apenas 15 centímetros de aproximação destas linhas é o suficiente para causar uma descarga elétrica fortíssima, que pode provocar queimaduras graves, mutilações e até morte.

Como acontece:

A rede elétrica é projetada de modo a não oferecer riscos à população. Mas chuvas, ventos, galhos de árvores, colisão em postes e outros acidentes podem partir um cabo e deixá-lo pendurado ou caído no chão.

Cuidado: mesmo que falte luz nas casa próximas, não significa que o cabo caído esteja desenergizado.

O que você deve fazer:

Ø Não toque, nem se aproxime dos fios caídos e das pessoas ou objetos em contato com eles, como cercas metálicas, portões de ferro ou varais de roupa.

Ø Não tente ajudar a vítima sem estar preparado: o choque pode passar para você.

Ø Peça aos outros que se afastem.

Ø Ligue 196

Em caso de acidente

Se algum objeto entrar em contato com os fios da rede de energia, considere-o energizado.

O que fazer?

Ø Largue o objeto e fique longe dele. Não tente recuperá-lo.

Ø Mantenha todas as demais pessoas longe do local e em estado de alerta.

Ø Chame a Eletropaulo pelo telefone (0800 196196) ou então a empresa de energia de sua região para retirá-lo.

Ø Se houver vítima, ligue para o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

________________________________

Construção e Reforma de Prédios

________________________________

Sua instalação é segura?

Ø Faça a instalação adequada e na dimensão certa.

Ø Prefira os serviços de um profissional habilitado.

Ø Instale fio terra.

Fio Terra. O 3º ponto que salva.

Ter uma malha de aterramento eficiente e tomadas de 3 pontos em todas as instalações garantem mais segurança.

________________________________

Obras em lajes e acima do 2º pavimento

________________________________

Ø Ao construir lajes, preste atenção à rede elétrica, em volta de sua residência.

Ø Construções de 2º e 3º pavimentos têm mais perigo, porque ficam mais próximas da rede de alta tensão..

Ø Ao manusear vergalhões de ferro, arames, réguas de alumínio e outros materiais metálicos, tome cuidado para que nada toque nos fios da rede elétrica.

________________________________

Telhados, fachadas e painéis

________________________________

Ø Ao construir, ou reformar telhados, mantenha sempre uma distância segura da rede elétrica. Caso seu telhado esteja próximo delas, chame a Eletropaulo ou a empresa de energia de sua região, antes de iniciar os trabalhos.

Ø Ao manusear telhas galvanizadas, calhas e rufos, assegure-se de que não irão tocar nos fios e cabos da rede elétrica.

Ø Pintura de fachadas, trabalhos em andaimes, instalações de painéis e luminosos, mantenha distância segura da rede de eletricidade.

Ø Andaimes devem ser construídos a uma distância segura da rede de eletricidade.

________________________________

Antenas

________________________________

Ø Instale a antena a uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica.

Ø Se ela cair em direção à rede, não tente segurar ou recuperar. Chame a Eletropaulo ou a empresa de energia de sua região.

Recomendações antes de construir

Ø Verifique se a obra não ficará próxima da rede. Se isso ocorrer, chame a Eletropaulo ou a empresa de energia de sua região.

Ø Se você já construiu e as janelas e sacadas ficaram muito próximas à rede, chame a Eletropaulo ou empresa de energia de sua região para afastar o circuito.

Atenção!

Somente pessoas autorizadas podem construir, operar ou fazer manutenção em circuitos e equipamentos elétricos.

________________________________

Construções e reformas perto das Linhas de Transmissão

________________________________

Você sabia?

A voltagem das linhas de transmissão varia de 88 mil a 600 mil volts. Construções próximas destes locais representam alto risco.

Tome cuidado!

Ø Antes de realizar qualquer trabalho, construção ou reforma próximo das linhas de transmissão, comunique sempre à Eletropaulo ou à empresa de energia de sua região.

Ø O terreno delimitado embaixo das linhas de transmissão é uma faixa de segurança onde nenhum tipo de construção é permitido.

Ø Não construa portas e janelas de frente para as linhas de transmissão.

Ø Aproximar qualquer tipo de objeto ou equipamento das linhas pode ser fatal.

Ø Queimar entulho ou lixo embaixo das linhas provoca acidentes gravíssimos e interrupções de energia em vários bairros.

_______________________________________________________

Termos Técnicos



Corrente Elétrica

É a quantidade de carga elétrica que atravessa um condutor ou circuito. Quanto maior a corrente, mais prejudicial é o choque por ela provocado. Unidade: Ampéres

Voltagem ou Tensão

É a medida da "pressão" ou força com que as cargas elétricas são impulsionadas em condutores ou circuito. Quanto maior a tensão, maior a corrente elétrica. Unidade: Volts

Sobrecarga

Ocorre quando um circuito, condutor ou aparelho é percorrido por uma corrente superior àquela para o qual foi dimensionado e pode suportar. Acarreta superaquecimento e possibilidade de incêndios.

_____________________________________________